Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Perder faz parte!


Será que é fácil criar uma criança pra ser uma fortaleza????
Bom, mais do que nunca eu percebo que é "zuuuper difícil"
***

É tão gostoso quando a gente ouve uma voz pentelhando chamando "mamanhê" pra cá e "mamanhê" pra lá.
Sacomé né, quanto mais fazemos tudo pelos nossos filhos, mais dependente de nós eles se tornam e mais a gente tem a impressão de que eles vão ficar embaixo das nossas asas pra sempre.
Mas daí a gente "super-protege" e depois "super-faz-tudo" e é mais pra frente que a gente percebe que o filho "super-não-faz-nada" ou pior, "super-não-consegue-fazer-nada".
Bom, pra intercalar um assunto no outro, eu estava assistindo TAMANHO FAMÍLIA, no canal Cultura hoje e o entrevistado falou uma frase interessante, ele disse que uma criança super-protegida sobre de baixo auto-estima. Pais que super-protegem os filhos estão basicamente passando a seguinte mensagem: "você não consegue fazer nada e por isso eu faço por você", "Se você não estiver sob minha iniciativa você não conseguirá resolver problema nenhum".
E eu que já estava com isso na cabeça a um tempo atrás, fiz uma pesquisa sobre o assunto porque eu ia postar no outro blog um post sobre o tema, no fim, sem nenhuma base técnica, nenhuma moral e numa vontade de ser hipócrita acabei deixando de lado o post. Mais martelei isso na minha cabeça, será que estou deixando minha filha se sentir assim?? Incapaz?

E eis que a umas duas semanas atrás eu passo pela primeira tentativa consciente na campanha anti super-proteção.
Vou relatar pra vocês:

Tenho uma irmãzinha de 10 anos, e essa moçinha junto com a Isadora de 5 aninhos pegam fogo. Passam a maior parte do tempo brincando, grudadas, inseparáveis. Mais a outra parte do tempo passam se estrangulando brigando.
Brigam por motivos bobos como quando cada uma quer assistir um canal, quando fazem uma brincadeira tonta, ou sei lá, qualquer motivo que começe uma disputa de egos. E eu em qualquer sinal de discussão tava sempre me metendo. Se eu dava razão a Isadora ela chorava porque se fazia de vítima, se eu dava razão pra Aninha (minha irmã) a Isadora chorava porque eu dava razão pra outra. DAIMEPACIÊNCIA!
Certo dia, as duas estava quietinhas jogando UNO, e é lógico que num jogo de estratégia, a  mais velha vai ganhar sempre,
 e percebi que a Aninha tava provocando a Isadora porque ela sempre perdia, e a minha pequena fez uma cara de dó. Meu coração despedaçou naquele instante, poxa, ela é uma bebezona, num sabe jogar direito. Me segurei pra não falar nada, tantas vezes a Isadora já provocou a ana mesmo na verdade ela tá sempre fazendo isso. Me coloquei no meu lugar, afinal se eu protejo minha filha alí, ela ia assimilar que não podia perder nunca, e que tinha que SÓ ganhar na vida. Fala sério! Criança também tem que passar por isso!
E pra meu orgulho ela deu de ombros pras provocações, e continuou jogando e perdendo. Se eu tivesse me metido a choradeira seria certa!

As batutinhas


Bom é isso, não que eu seja uma mãe tipo "nossa como ela é neo-liberal" rSrSRSRS Mais nesse momento senti que contribuí milésimos que seja na educação da minha cria, e quem sabe ela sofra menos futuramente nesse mundão!

GIULIANA NOGUEIRA
MAMÃE APAIXONADA

7 comentários:

  1. Oi Giu,
    Adorei o post.
    Super-proteger é uma tendência materna, por isso, precisamos nos esforçar para não exagerar na dose.
    Proteger é natural, mas super-proteger pode acabar prejudicando-os no futuro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Aiii Juu.. nem me fale...
    Quanto mais tempo eu tenho como mãe, mais confusa eu fico!!!
    Mais tudo vale a pena no final se for tudo com boas intenções né?!?!?!

    Grande beijooO

    ResponderExcluir
  3. é um risco a correr né??

    Mas vc está no caminho certo!!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. É mesmo Thaísy...
    Só num pode se desesperar
    XD

    Beijãooo!!

    ResponderExcluir
  5. Muito lindinho seu blog! Estou te seguindo, me segue tb pra gente tricotar sobre maternidade! Bjinhos Karine

    ResponderExcluir
  6. Oi Giuliana, obrigada pela visita.
    Equilíbrio é a chave pra tudo nessa vida. Por muitas vezes as crianças precisam sim da nossa proteção. Cabe a nós usar de sabedoria para distinguir em qual momentos devemos intervir. Não dá pra simplesmente largar o filho e dizer "te vira". É um assunto que requer muita relexão né? Quem sabe eu não reflito mais e escrevo até um post também. Hehe Mas acredito que nós mães sabemos dosar bem as coisas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Karine,
    com certeza, demoro, to seguindo também!!
    XD

    Dayane, disse a palavra certa
    EQUILÍBRIO!!!

    Fiquei mto feliz com as visitas!!
    Beijãooooooooooooo

    ResponderExcluir